Ferramentas fundamentais para empreendimentos digitais
Ferramentas fundamentais para empreendimentos digitais
16 de junho de 2017
KPIs: ganhe mais controle em seu negócio
KPIs: ganhe mais controle em seu negócio
16 de junho de 2017
Exibir tudo
Importância da paleta de cores no branding

Importância da paleta de cores no branding

Importância da paleta de cores no branding

Há quem garanta que as cores têm muita influência no nosso cotidiano. De fato, alguns elementos de nossa vida são transformados por causa do que escolhemos para colorir eles. Isso está intimamente ligado à identificação visual que temos ao olhar certos itens que nos rodeiam. E isso significa que o impacto que as cores desempenham em nossas vidas são bem maiores do que colorir o ambiente.

Por isso, cada dia mais as empresas estão tomando precauções no seguimento. Trabalhando muito bem com aquilo que pode ser considerado uma caracterização da marca e deixando de lado padrões pré definidos. Uma grande preocupação é, também, quebrar paradigmas. Isso porque as coisas se tornam bem mais interessantes quando saímos da caixinha.

E o marketing surge com essa proposta. Sair da zona de conforto e se arriscar em novas ideias. Talvez, ideias não tão novas assim. O estudo das cores já vem de tempos. E, por mais que se desenvolva muito por padrões sem base em estudos tão detalhados, trabalhar com aspectos da emoção para vender uma marca é uma opção muito utilizada nesse meio.

As cores no marketing e branding

Vender uma marca não é uma tarefa fácil. Por mais que ela já esteja já algum tempo no mercado, a ideia de sempre desenvolver novas técnicas e atrativos para vender o produto é o que move o marketing. Só assim, a marca se mantém sempre ativa no mercado e com uma visibilidade positiva, trabalhando com o que de melhor se tem para explorar dos produtos vendidos. Esse olhar é responsabilidade daquele que cuida do Marketing da empresa.

E, com o tempo, esses profissionais conseguiram perceber a importância que têm as cores para o mercado e a oferta dos produtos. O estudo que envolve todas as sensações que a cor pode exercer no ambiente e para quem está nele é um ponto que vem sendo explorado pelos marketeiros. Até no branding esse fator vem influenciando.

Influência e sensações

Trabalhar com as cores envolve também trabalhar com as sensações transmitidas por elas. Por isso, que elas têm tanta influência na nossa percepção sobre as coisas. Tudo é colocado em questão quando se trabalhar com a identidade de uma marca. Há aquelas cores que são muito mais bem vistas por mulheres, já que homens não costumam gostar tanto. No caso, esse ponto está ligado à criação e desenvolvimento das ações cotidianas.

Mas as cores acabam transmitindo sentimentos. As cores mais claras não transmitem tanta intensidade como as mais escuras, por exemplo. Isso faz com que se perceba a necessidade de trabalhar bem com tonalidades e objetivos. Ilustrando isso, grandes marcas de restaurantes não usam cores claras em seus logos. A ideia é explorar o que o cliente está sentindo, enfatizar, no caso, a fome.

Já que as cores, além de colorir, conseguem influenciar aqueles que estão buscando um bom produto, fica por responsabilidade do marketing colocar tudo de melhor no branding e trabalhar muito bem com esses elementos para atingir o sucesso de uma marca.

 

Comentários

comentários