KPIs: ganhe mais controle em seu negócio
KPIs: ganhe mais controle em seu negócio
16 de junho de 2017
O que é flat design?
O que é flat design?
16 de junho de 2017
Exibir tudo
Microsoft Azure: o que é e como funciona

Microsoft Azure: o que é e como funciona

Microsoft Azure: o que é e como funciona

Desde sua origem, nos meados da década de 70, o conceito de computação em nuvem sofreu diversas evoluções, crescendo de forma exponencial para poder ser implementada não somente em grandes empresas, como também em microempresas e até chegar nos computadores e celulares de pessoas comuns.

A computação em nuvem é basicamente um sistema que permite o compartilhamento constante e armazenamento conjunto de dados, arquivos e sistemas, tudo pelo meio de um sistema interligado graças à internet.

Milhares de empresas investiram em sistemas de nuvem, e muitas criaram suas próprias versões do sistema, alguns pagos e alguns gratuitos, oferecendo um sistema simples e versátil para o seu público.

A Microsoft, a maior empresa de computação de todo o mundo, deu um passo além dos sistemas atuais de computação em nuvem.

Em 2010, a Microsoft lançou sua plataforma de computação em nuvem, o Azure. Desde seu lançamento, esse sistema cresceu, e triplicou o número de dígitos de seu valor, fechando na média de um bilhão de dólares no ano passado.

O crescimento exacerbado desse sistema da Microsoft é devido a evidente qualidade de seus serviços, além da infraestrutura criada especialmente para a criação, entrega e gerenciamento de aplicativos e serviços em escala global pelos centros de processamento de dados da Microsoft.

Serviços do Microsoft Azure

Um dos mais populares, e certamente o mais versátil sistema de computação em nuvem já visto, possui diversas ferramentas integradas diretamente no sistema, permitindo o gerenciamento e uso de máquinas virtuais, permitindo a utilização do Microsoft Windows ou Linux.

O Microsoft Azure permite também, em um ambiente simples e amigável, os desenvolvedores e produtores de conteúdo facilmente gerenciar qualquer site que eles desejam, por aplicativos especiais embutidos também no sistema.

Para celulares, é possível a coleta e análise de dados em tempo real do uso de aplicativos e seus comportamentos, permitindo também ser notificado de todas as ocorrências dentro de seus aplicativos, além de possuir o HockeyApp, que pode ser usado para desenvolver, distribuir e até iniciar testes de aplicativos para celulares.

Em constante expansão, o sistema do Microsoft Azure também já inclui em seu repertório diversos aplicativos de gerenciamento de banco de dados, comunicação interna e externa entre aplicativos relacionados ao Azure, servidores de media para a proteção, codificação, análise e até mesmo streaming de seus conteúdos. 

Funcionalidade a preço baixo

Seu sistema de computação em rede permite acesso a uma gama de aplicativos e softwares oferecidos através dos milhares de máquinas disponíveis nos centros da Microsoft de processamento de dados de última geração.

Sem a necessidade de pagar diretamente pelo software, com o Microsoft Azure você tem a opção de pagar somente pela utilização do software, permitindo a diminuição dos custos de contrato ou compra dos serviços de software, tudo ainda disponibilizando as incríveis vantagens disponíveis no sistema da Microsoft.

Desde Setembro do ano passado, a Microsoft também disponibilizou o Azure no Linux, e permitiu a comunicação constante entre ambos os sistemas operacionais, seus serviços e arquivos, sem a menor taxa de conflito entre ambos.

 

Comentários

comentários