Microsoft Azure: o que é e como funciona
Microsoft Azure: o que é e como funciona
16 de junho de 2017
SERPS (Search Engine Results Pages ou "Páginas de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa") e a sua importância no mundo digital
SERPS (Search Engine Results Pages ou “Páginas de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa”) e a sua importância no mundo digital
19 de junho de 2017
Exibir tudo
O que é flat design?

O que é flat design?

O que é flat design?

Dentro do mundo do empreendedorismo digital, uma das maiores dificuldades é justamente a poluição visual causada pela quantidade (muitas vezes absurda) de anúncios com claras intenções de chamar a atenção das pessoas.

Deixar um site otimizado e capacitado para atrair uma boa quantidade de pessoas e aumentar as vendas é um desafio e tanto para os empreendedores digitais da atualidade, e isto se torna ainda mais desafiador quando pensamos na quantidade de anúncios e de poluição visual existente em função disto.

Portanto, há alguns anos surgiu uma tendência interessante que busca justamente navegar na contramão do exagero vigente em muitos projetos digitais: esta tendência se chama flat design. Vamos conhecer o que ela é!

Uma iniciativa que visa limpar o visual da internet

Chamado de flat design, este modelo tem como principal característica ser uma iniciativa que visa limpar o visual da internet, buscando deixar as coisas com design mais claro e simples.

Flat design pode ser entendido como “design plano”, e busca deixar os anúncios mais limpos, mais simples e muito mais objetivos, economizando nos efeitos e nas cores, procurando deixar a visualização muito menos invasiva aos olhos das pessoas.

A intenção é eliminar de modo eficaz praticamente tudo que possa causar qualquer tipo de interferência visual, deixando as coisas melhor direcionadas e sem muitas distrações que possam interferir de modo negativo na navegação das pessoas.

Simplicidade é tudo

Dentro do conceito de flat design é possível identificar que um dos pilares mais importantes que sustentam esta tendência é a simplicidade, que realmente é tudo dentro deste contexto.

A ideia do “menos é mais” realmente faz sentido quando pensamos numa formatação que estejam mais voltadas para uma noção de flat design, e nos dias de hoje, cada vez mais empreendedores têm pensado dentro desta lógica.

A informação deve ser privilegiada

Ainda dentro deste conceito, é correto afirmar que a informação deverá sempre ser privilegiada pelo empreendedor na hora de criar um layout para seus anúncios e para suas páginas.

A intenção é deixar de usar elementos que simulem tridimensionalidade entre as interfaces, pois o que realmente se busca aqui é a simplicidade e também a objetividade.

O que realmente importa dentro de uma estratégia que se paute pelo flat design é a informação, que deverá ser privilegiada e destacada, para que as pessoas tenham em mente sobre o que realmente se trata o anúncio.

Visual econômico

O visual fica muito mais econômico quando é pensado dentro de uma lógica de flat design, e por conta disto, não é possível que sejam utilizadas cores muito fortes e marcantes.

A ideia é usar proporções mais minimalistas, apostando em poucas cores e fazendo uso de bons contrastes, para que o resultado final seja sempre o que melhor privilegie a informação contida no anúncio.

Esta economia no que diz respeito ao visual faz com que as pessoas que visitem a página em questão não tenham problemas em navegar e em visualizar as mensagens, pois a poluição visual é deixada de lado neste processo.

Comentários

comentários